Quem Somos

O Infecto.Net é um conceito de cuidado. Acreditamos que a disseminação de informação segura e independente sobre doenças infecciosas é uma ferramenta importante para combatê-las. Nosso conteúdo vai além do aspecto biomédico do tema para contextualizar as infecções e seus agentes causadores em um panorama mais amplo, que abrange também sua feição social e cultural. Ao compartilhar esse material com o intuito de estabelecer uma conversa, possibilitamos que as pessoas se protejam, cuidem de si mesmas e dos outros, e compreendam de forma clara como as infecções estão presentes no seu cotidiano.

Nossos princípios

Quando compartilhamos informação, cuidamos para que nosso conteúdo seja:

Confiável - é baseado em evidência científica e vem de fonte segura
Acessível - ultrapassa a barreira da linguagem técnica e se aproxima das pessoas para que elas o compreendam e se apropriem dele.
Relevante - é aplicável no dia a dia das pessoas a fim de promover ou reforçar comportamentos positivos.

Nossos objetivos

  • Disseminar informação correta e confiável sobre doenças infecciosas e os contextos em que elas ocorrem.
  • Promover comportamentos construtivos em relação à abordagem das infecções de importância social e populacional.
  • Estimular a interação entre as pessoas e a discussão sobre o tema.

Antonio Flores

Co-coordenador do projeto INFECTO.NET

Antonio é médico infectologista e se apaixonou pela infectologia por causa da relação do mundo microscópico dos vírus, das bactérias e dos parasitas com a dinâmica da sociedade. Seu trabalho busca entender como o risco de contrair doenças é determinado por fatores sociais como, por exemplo, onde moramos, quanto ganhamos, nossa sexualidade e a estabilidade política de nossa região. Entre 2016 e 2018, Antonio viveu e trabalhou no sul da África - no Malawi e em Moçambique -, desenhando e implementando programas de combate ao HIV. Mais recentemente trabalhou em Roraima, avaliando a situação epidemiológica das doenças infecciosas no contexto da migração venezuelana. Além disso, tem experiência em saúde sexual, medicina de viagem, tuberculose (extrapulmonar e multirresistente), hepatites virais e controle de malária. É membro da International AIDS Society e da International Society for Infectious Diseases.

antonio.flores@infecto.net

Laura Gastaud

Co-coordenadora do projeto INFECTO.NET

Laura é especialista em infectologia com subespecialização em infectologia hospitalar. Fez treinamento adicional em HIV/AIDS no Hospital Emílio Ribas/SP, em imunizações no Hospital das Clínicas de São Paulo e em medicina tropical no Hospital Giselda Trigueiro/RN. Atualmente é médica do SAE Santa Marta, serviço da Prefeitura de Porto Alegre, onde atende pessoas vivendo com HIV. Tem grande experiência também em tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, e no atendimento de pessoas em vulnerabilidade social. Como novo desafio, está focada em desenvolver o projeto Infecto.net, que visa estimular o cuidado centrado no indivíduo. É membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e da International Society for Infectious Diseases.

laura.gastaud@infecto.net