Filmes e documentários para ver durante o isolamento

160
Foto: Jan Vašek / Pixabay

O Brasil começa a sentir com força a propagação do novo coronavírus e para prevenir que os casos se alastrem de maneira radical, algumas medidas de restrição do contágio já estão sendo tomadas. A quarentena – adotada antes somente na China e em países da Europa – já é uma realidade no país e, na internet começam a surgir muitas opções para as pessoas terem momentos de lazer em casa.
Por aqui, paira um sentimento de insegurança e medo, há muito explorado pela indústria cinematográfica. Mercados com prateleiras vazias, ruas vazias e isolamento compulsório são cenas comuns em filmes de ficção científica sobre contágio de vírus. Mas algumas produções mostram realidades já conhecidas pela humanidade, documentando casos de epidemias e pandemias.
Caso você queira evitar conteúdos que possam causar ansiedade, existem opções melhores na plataforma. Mas para quem tiver interesse, aí vão algumas dicas de filmes e documentários sobre surtos e epidemias, disponíveis na Netflix para assistir na quarentena, se informar e se distrair. Confira:

Série Explicando – Episódio: A próxima pandemia

O sétimo episódio da segunda temporada da série ‘Explicando’ foi lançado em novembro de 2019 e parece ter previsto a pandemia do novo coronavírus. A narrativa tem cerca de 20 minutos e reúne especialistas para contar a trajetória da humanidade em relação aos surtos de doenças. São relembradas diversas crises mundiais, como a peste negra, no século XIV, a gripe H1N1, em 2009, e o surto da SARS, em 2003. O episódio explica como os vírus se reproduzem no corpo, como se mutam com outros vírus e como podem ser facilmente transmitidas em lugares públicos ou até mesmo dentro da própria casa. A previsão sobre o nova epidemia era de que seria uma gripe viral que se espalharia rapidamente e, provavelmente, viria da Ásia.

Episódio ‘A próxima pandemia’

Série Pandemia

Também como se quisesse prever a atual pandemia, em janeiro deste ano, a Netflix lançou a série documental que explora o impacto de uma doença viral. O objetivo é mostrar o trabalho de cientistas e profissionais da saúde que atuam na prevenção e combate dos surtos, como o Ebola e as Gripes Espanhola e Aviária. A série conta com seis episódios com cerca de 50 minutos cada, e passa por países como Egito, Índia, EUA, Congo e China.

93 Dias

Baseado em fatos reais, o suspense nigeriano conta a história do surto de Ebola em 2014, na Nigéria. Quando um paciente chega à cidade de Lagos com sintomas do vírus mortal, profissionais de saúde lutam para conter a proliferação dos casos. Com direção de Steve Gukas, o filme tem duração de 2h5min.

Flu – A Gripe

O filme conta história de moradores de um subúrbio sul-coreano morrendo por causa de uma misteriosa doença respiratória. Tudo começou quando um homem morreu por causa de um vírus desconhecido e, em pouco tempo, milhares de pessoas apresentam os mesmos sintomas que ele. O vírus transmitido pelo ar, não tem cura e mata em 36 horas. Enquanto as pessoas buscam maneiras para sobreviver a essa epidemia, um especialista procura o sangue que será capaz de desenvolver a vacina contra o vírus.

Epidemia

No suspense, lançado em 1995, um macaco capturado em uma floresta africana é traficado para uma loja de animais na Califórnia. Carregando um vírus mortal dentro de si, o animal selvagem dissemina a doença, que deve ser impedida de se propagar por um grupo de cientistas do Exército norte-americano. Com direção de Wolfgang Petersen, e elenco composto por Dustin Hoffman, Cuba Gooding Jr. e Morgan Freeman, o longa foi um dos primeiros a abordar o assunto.