PrEP sob demanda, intermitente ou por evento

656
Foto: UNAIDS

Seja lá como você prefere chamar essa modalidade de PrEP, é importante saber que não é só o seu uso contínuo que protege contra o HIV. A PrEP sob demanda, intermitente ou por evento oferece proteção contra o HIV de forma flexível, seja para uma única transa ou um fim de semana de pegação.

NOTA PARA PESSOAS TRANS 

A PrEP por evento oferece proteção contra o HIV apenas durante o sexo anal. Se você precisar de proteção para o sexo frontal / vaginal, o uso diário é o recomendado para você.

Além disso, há evidências sugerindo que os hormônios feminilizantes podem reduzir as concentrações retais de PrEP. É importante reforçar que a PrEP diária funciona muito bem para mulheres trans!

A PrEP por evento realmente funciona?

Estudos mostram que a PrEP por evento é tão eficaz quanto a dosagem diária.

Em 2010, aprendemos que tomar uma dose diária de um medicamento para HIV pode proteger as pessoas de contrair o vírus. Essa estratégia é conhecida como PrEP (profilaxia pré-exposição, na sigla em inglês). Um estudo chamado iPrEx mostrou que a PrEP funciona – desde que você a tome conforme prescrito. Um estudo posterior demonstrou que não houve infecção pelo HIV entre os participantes que tomaram pelo menos quatro comprimidos por semana.

Algumas pessoas perguntaram: que tal tomar pílulas apenas quando você está transando? Outro estudo chamado IPERGAY respondeu a essa pergunta. Duzentos homens na França e em Montréal, no Canadá, tomaram comprimidos antes e depois do sexo. Conhecida como dosagem “por evento”, essa abordagem mostrou-se tão eficaz quanto a dosagem diária. Assim como a dosagem diária, a dosagem por evento só funciona quando você a toma.

Por acaso, os participantes do estudo IPERGAY estavam fazendo bastantesexo. Pelo menos metade estava tomando quatro comprimidos ou mais por semana – aproximadamente a mesma quantidade que provou ser 100% eficaz com doses diárias. Portanto, a equipe do IPERGAY também analisou dados de pessoas que têm meses de vida sexual “mais calma”, quando usavam a PrEP por evento com menos frequência. Resultado: a PrEP intermitente ainda era tão eficaz quanto a dosagem diária.

Em algumas partes do mundo, a PrEP por evento também é chamada de PrEP 2-1-1, PrEP sob demanda ou PrEP intermitente.

Para quem serve a PrEP sob demanda?

Você precisa tomar a dose inicial com pelo menos duas horas de antecedência para só então transar – tempo necessário para os comprimidos começarem a ter efeito.

Por exemplo, às vezes sua vida sexual envolve uma pegação ocasional, como uma ida à sauna após o trabalho ou um fim de semana de festa, ou se você geralmente organiza encontros com algumas algumas horas de antecedência. O importante é você conhecer a sua dinâmica sexual. Você consegue planejar quando fará sexo?  Se sim, a PrEP por evento pode ser uma opção a ser considerada.

Além disso, um pequeno número de pessoas experimenta efeitos colaterais contínuos durante a administração diária, e o uso da PrEP intermitente pode ajudar a reduzir o tempo em que você fica expost@ a esses efeitos colaterais.

Se você está pensando em fazer PrEP intermitente, responda para si mesm@:

Você normalmente consegue esperar pelo menos duas horas antes do sexo?

Você consegue tomar os comprimidos pontualmente?

Você pode se organizar conforme exige a PrEP intermitente?

 

Que tipo de cuidados médicos eu vou precisar?

Você vai precisar do mesmo tipo de avaliação, exames e cuidados ao realizar a PrEP por evento.

Ao iniciar a PrEP, você faz o teste de HIV e IST (infecções sexualmente transmissíveis) e um teste de função renal. É importante verificar se você não tem HIV antes de iniciar a PrEP, porque os dois medicamentos usados para a PrEP não são suficientes por si só para suprimir a infecção pelo HIV ‒ tomar PrEP se você tiver HIV sem saber pode limitar algumas de suas opções para tratamento futuro .

Você também precisa realizar os exames de IST a cada três meses, porque a PrEP apenas previne o HIV. Testes e tratamentos regulares para IST também ajudam a reduzir a prevalência de IST na comunidade. É recomendado que você receba a vacina para hepatite A e HPV (se você for elegível) e é importante verificar se você não tem hepatite B antes de usar a PrEP.

No Brasil, a PrEP por evento não é uma estratégia oficial no Ministério da Saúde. Isto não significa que ela não tenha sido bem estudada. A PrEP intermitente é tão eficaz quanto a modalidade contínua. Cada pessoa conhece a sua dinâmica sexual e deve ser capaz de escolher o melhor método de usar a PrEP. Converse na sua clínica/ambulatório de PrEP sobre qual forma de usar PrEP você acha que funciona melhor para você.

Como fazer a PrEP por evento?

Lembre-se do esquema 2-1-1: DOIS comprimidos na primeira dose, UM comprimido no primeiro dia sem sexo e UM comprimido no segundo dia sem sexo

  1. Início: Tome a dose inicial – 2 comprimidos – de 2 a 24 horas antes do sexo
  2. Continuação: Tome um comprimido a cada 24 horas após a primeira dose
  3. Fim: tome uma dose diária nos dois dias depois do seu último sexo

Exemplo:

Às 16h da sexta-feira, você conversa com um boy no Grindr e acerta um encontro – vá com calma, combinem de comer ou beber algo antes e garanta que o sexo só vai rolar a partir das 18 horas da sexta-feira (até as 16h do sábado). 

Vocês se encontram, começam um papo gostoso, se pegam por horas  e, no fim da noite, gozam gostoso. 

Se você não transar mais no mesmo fim de semana, você precisa tomar um comprimido no sábado às 16h e outro comprimido no domingo no mesmo horário. Com esse esquema você estará protegid@ do HIV. 

E se você transar mais vezes? Bem, continue tomando os comprimidos até que tenha pelo menos dois dias sem sexo. 

 

Material traduzido e adaptado de rinseandrepeat.info